Camelôs pretendem organizar fórum de debates em Manaus

Presidente do Sincovam propõe criação de calçadões exclusivos e feiras itinerantes em Manaus

Fonte: http://acritica.uol.com.br/noticias/maanus-amazoans-amazonia-Camelos-sugerem-ideias-economia_0_875312462.html

Manaus, 02 de Março de 2013
ADAN GARANTIZADO

A ideia é retirar os vendedores que estão espalhados pelas calçadas e concentrá-los em dois ou três pontos no Centro

O Centro de Manaus é ocupado por mais de 2,5 mil camelôs e ambulantes(Alexandre Fonseca)

Os ambulantes são uma das questões mais espinhosas no processo de reorganização do Centro da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Nos últimos anos, foram especulados diversos projetos e o camelódromo até começou a ser construído. Mas desde que a obra foi embargada, pouca coisa efetiva aconteceu. Enquanto isso, o número de camelôs cresceu e andar pelas calçadas e vias do Centro se tornou uma tarefa complicada.

Os vendedores, por sua vez, alegam que não são contrários ao reordenamento e que estão sendo excluídos da Copa do Mundo. Por conta disso, eles pretendem organizar um fórum de debates, ainda no primeiro semestre, para tentar encontrar uma solução junto ao poder público e empresários. “Uma das opções que a gente deseja apresentar é a da criação de calçadões exclusivos em ruas como a Marcílio Dias, Dr. Moreira, Guilherme Moreira e Henrique Martins. Dá para colocar todo mundo ali em ordem. Na Bahia, existem 15 ruas do Centro que abrigam os camelôs. Em São Paulo, a 25 de março também é assim. Isso seria uma opção temporária enquanto o shopping popular é construído”, explicou Raimundo Sena, presidente do Sindicato de Comércio de Vendedores Ambulantes de Manaus (Sincovam).

Existem cerca de 2,5 mil camelôs na região central de Manaus. Outra ideia dos ambulantes é de que seja criada uma espécie de feira itinerante nas proximidades da Arena da Amazônia. “Queremos em uma Copa para todos. O ambulante está sempre nos eventos na cidade. Multinacionais de bebidas lucram com a gente e desta vez, como não vamos poder chegar perto do estádio, poderíamos ter essas feiras para vender os produtos e assistir aos jogos em telões”, propôs Raimundo. A reportagem tentou contato com Rafael Assayag, secretário municipal para requalificação do Centro, mas não obteve retorno.

Uma resposta em “Camelôs pretendem organizar fórum de debates em Manaus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s