Duas mil novas vagas para camelôs nas feiras

01/06/2012

Ambulantes se reuniram na Praça do Patriarca, no Centro, contra a revogação da permissão de trabalho Fabio Pagotto
fabio.pagotto@diariosp.com.br

 

Pelo menos 200 camelôs realizaram protesto nesta sexta às 10h na Praça do Patriarca, no Centro, reclamando contra a decisão da Prefeitura de revogar o decreto que permitia o trabalho da categoria nas ruas da cidade. De acordo com a Polícia Militar, a manifestação foi pacífica e se dispersou por volta das 12h.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) revogou no último sábado um decreto municipal de 1997 que permitia o trabalho de camelôs nas ruas, por meio da concessão de TPU (Termo de Permissão de Uso), que foram revogadas.

Nesta sexta-feira a Prefeitura informou que abrirá duas mil vagas para ambulantes nas feiras livres da cidade. Pode pleitear uma vaga quem tiver o TPU revogado a no máximo 12 meses. O cadastro será feito no CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) da Luz, no Centro.

Segundo a Prefeitura, podem se candidatar ambulantes deficientes físicos e com mais de 60 anos. Como já pagam pela TPU, os ambulantes não terão de recolher a taxa mensal de R$ 120 paga pelos feirantes por uma barraca de 4 metros.

DESESPERO /O presidente do Sinpesp (Sindicato dos Permissionários em Pontos Fixos de São Paulo), José Gomes da Silva, disse que a categoria estuda vias judiciais para defender os postos de trabalho. “A situação é desesperadora, muitos vão ficar sem ter como ganhar o sustento de suas famílias. Se precisar vamos entrar na Justiça”, diz Silva. Segundo o presidente, cerca de 500 trabalhadores serão afetados pela medida.

“Como vamos sobreviver, se nos colocarem onde não passa ninguém?”, disse o camelô J.A.S., de 42 anos, que vende acessórios de celular no Centro. “É ridículo, pagamos R$ 234 trimestralmente à Prefeitura, trabalhamos honestamente”, falou o ambulante A.R., de 31 anos, vendedor de óculos na região central.

http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/23394/Duas+mil+novas+vagas+para+camelos+nas+feiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s